vejam e comentem ;)

domingo, 23 de maio de 2010

2º Atividade

Oie aqui é Mayara..
Vou falar sobre Artigos Enciclopédicos e Divulgação Cientifica.

Os artigos enciclopédicos apresentam uma série de características que os distinguem de outros formatos textuales:
São muito sintéticos, tratando de condensar ao máximo a informação.
Não costumam fazer concessões à legibilidad do texto, primando a facilidade de obter a informação.
Explicitan quando os elementos são subjetivos ou de opinião, priorizándose antes de mais nada o rigor e a exposição dos factos.
A quantidade de informação que contêm tende a ser a máxima possível em função do tamanho da obra em seu conjunto.
Uma enciclopedia costuma ter vários autores, podendo chegar seu número a dezenas e centenas.
Os conteúdos de uma enciclopedia, independentemente do tema que tratem, cumprem sempre uma série de requisitos:
São de interesse universal: podem interessar a qualquer ser humano, com independência de qualquer outra consideração. Assim, não há contidos de interesse puramente local ou pessoal.
São de interesse atemporal: devem manter certo interesse com o passo do tempo, evitando-se a informação efémera ou passageira.
Organizam-se do geral ao concreto. Isto se faz pelas limitações de espaço]] que apresentem e para conseguir que a obra completa seja autosuficiente e guarde coesão, isto é, que não seja necessário consultar outros textos para entender seu conteúdo.

Divulgação científica é grosseiramente o mesmo que "popularização da ciência" sendo este termo mais utilizado dentro da tradição de países anglo-saxônicos a partir da década de 50 para caracterizar atividades que buscam fazer uma difusão do conhecimento científico para públicos não especializados.
A divulgação científica iniciou-se há mais de cinco mil anos. Mais recentemente, a popularização da ciência tem sido interpretada também como um instrumento para tornar disponíveis conhecimentos e tecnologias que ajudem a melhorar a vida das pessoas e que dêem suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis. Tais ações podem ter ainda um importante papel de apoio às atividades escolares. Mas não devem ser vistas apenas pelo seu caráter complementar ao ensino formal. Tem seu significado próprio, ao se dirigirem a um público mais amplo, que já passou (ou não) pelas escolas.

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