vejam e comentem ;)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Continuação da 2 Atividade

By: Mayara M.
-> O verbo e seus complementos
Os verbos transitivos necessitam de complemento para completar-lhe o sentido. Os complementos podem ser ligados diretamente ao verbo (objeto direto), ou por meio de uma preposição (objeto indireto).
Os verbos intransitivos têm sentido completo e não precisam de complemento verbal.
O verbo de ligação tem como função ligar um atributo (características, estado, qualidade) ao sujeito. Seu complemento recebe o nome de predicativo do sujeito.
Na oralidade, os complementos verbais podem ser selecionados com bastante liberdade, já que sua compreensão é facilitada pelo contexto de interação. Na escrita, a seleção semântica adequada dos objetos direto e indireto e importante para a precisão da informação.
-> Palavras Homônimas e Parônimas
Palavras homônimas são aquelas que apresentam mesma pronúncia ou grafia, mas têm significados diferentes.
Palavras homônimas perfeitas apresentam pronúncia e grafia idênticas.
Ex: pelo (substantivo) e pelo (preposição per + artigo o); para (verbo) e para (preposição);
Palavras homônimas homófonas têm a mesma pronúncia, mas grafias distintas.
Ex: acender, ascender; caçar, cassar; coser, cozer.
Palavras homônimas homógrafas têm a mesma grafia, porém são pronunciadas de modo diferente.
Ex: cópia (substantivo) copia (verbo); filósofo (substantivo) filosofo (verbo).
Parônimos são palavras que apresentam significados diferentes, embora sejam semelhantes na grafia e na pronúncia.
Ex: tráfego: trânsito de veículos / tráfico: comércio ilegal
Inflação: alta dos preços / Infração: violação
Descrição: ato de escrever / Discrição: qualidade de quem é discreto
Eminente: elevado / Iminente: algo que está prestes a acontecer
Dispensa: isenção / Despensa: compartilhamento onde se guarda alimento
-> Estrutura Matriz
Artigos enciclopédicos como dito anteriormente são textos expositivos, ou seja, textos que têm por objetivo expor e explicar um assunto ao leitor.
Para expor e explicar um assunto ao leitor, certos textos expositivos fazem um comparação entre dois ou mais elementos em relação a alguns itens.
Dizemos que os textos expositivos como esse tipo de comparação possuem estrutura de matriz.
-> Complemento Nominal
Em certos contextos, alguns substantivos, adjetivos e advérbios são palavras transitivas, isto é, palavras que necessitam de um complemento que lhes inteire a significação.
Complemento nominal é o termo da oração que complementa o sentido de substantivos, adjetivos ou advérbios.
O complemento nominal pode ser usado para retomar e resumir uma informação que já foi dada anteriormente. Ao mesmo tempo, a escolha do complemento nominal pode mostrar ao leitor uma visão a respeito do assunto que está sendo tratado.
Ex: O empresário e seu advogado foram presos. A prisão desses bandidos aconteceu esta manhã.
O empresário e seu advogado foram presos. A prisão desses cidadãos aconteceu esta manhã.
-> Diferença entre Complemento Nominal, Objeto Indireto e o Adjunto Adnominal
Complemento nominal ou objeto indireto?
O complemento nominal complementa o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advérbio.
O objeto indireto complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Complemento nominal ou adjunto adnominal?
Se a palavra transitiva for um adjetivo ou um advérbio, o termo que se liga a ela por preposições será um complemento nominal.
Se a palavra transitiva for um substantivo, o termo que se liga a ela por preposição poder ser complemento nominal ou adjunto adnominal.
Observe o seguinte.
O termo ligado ao substantivo por preposição pratica a ação expressa por ele: trata-se de adjunto adnominal.
O termo ligado ao substantivo por preposição recebe a ação expressa por ele: trata-se de complemento nominal.

domingo, 23 de maio de 2010

2º Atividade

Oie aqui é Mayara..
Vou falar sobre Artigos Enciclopédicos e Divulgação Cientifica.

Os artigos enciclopédicos apresentam uma série de características que os distinguem de outros formatos textuales:
São muito sintéticos, tratando de condensar ao máximo a informação.
Não costumam fazer concessões à legibilidad do texto, primando a facilidade de obter a informação.
Explicitan quando os elementos são subjetivos ou de opinião, priorizándose antes de mais nada o rigor e a exposição dos factos.
A quantidade de informação que contêm tende a ser a máxima possível em função do tamanho da obra em seu conjunto.
Uma enciclopedia costuma ter vários autores, podendo chegar seu número a dezenas e centenas.
Os conteúdos de uma enciclopedia, independentemente do tema que tratem, cumprem sempre uma série de requisitos:
São de interesse universal: podem interessar a qualquer ser humano, com independência de qualquer outra consideração. Assim, não há contidos de interesse puramente local ou pessoal.
São de interesse atemporal: devem manter certo interesse com o passo do tempo, evitando-se a informação efémera ou passageira.
Organizam-se do geral ao concreto. Isto se faz pelas limitações de espaço]] que apresentem e para conseguir que a obra completa seja autosuficiente e guarde coesão, isto é, que não seja necessário consultar outros textos para entender seu conteúdo.

Divulgação científica é grosseiramente o mesmo que "popularização da ciência" sendo este termo mais utilizado dentro da tradição de países anglo-saxônicos a partir da década de 50 para caracterizar atividades que buscam fazer uma difusão do conhecimento científico para públicos não especializados.
A divulgação científica iniciou-se há mais de cinco mil anos. Mais recentemente, a popularização da ciência tem sido interpretada também como um instrumento para tornar disponíveis conhecimentos e tecnologias que ajudem a melhorar a vida das pessoas e que dêem suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis. Tais ações podem ter ainda um importante papel de apoio às atividades escolares. Mas não devem ser vistas apenas pelo seu caráter complementar ao ensino formal. Tem seu significado próprio, ao se dirigirem a um público mais amplo, que já passou (ou não) pelas escolas.

sábado, 22 de maio de 2010

Bem,
aqui é Débora falando novamente e estou aqui com a segunda parte do 2ª trabalho de Português, e aqui está ele :
* Não vejo quase nenhuma diferença entre palavras homônimas e parônimas, pra mim , a diferença é que as homônimas podem ser classificadas como: palavras homônimas perfeitas, homógrafas e homófonas; já as palavras parônimas não podem ser classificadas.

* Bem, eu ja mencionei o que são artigos enciclopédicos então prózinha, olha lá no outro post tá ? Mas tem outra pergunta e que a resposta é: Matriz é todo texto que faz uma comparação entre dois ou mais elementos em relação a alguns itens.

* Complemento nominal é o termo da oração que complementa o sentido de substantivos, adjetivos ou advérbios.Quandoos mesmos precisam de complemento, tendo assim, significado imcompleto.

* Há uma distinção de complemento nominal, objeto indireto e adjunto adnominal porquê:o complamento nominal complementa o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advébio; o objeto indireto complementa o sentido de um verbo transitivo indireto; mas, há uma maior confusão entre o complemento nominal e o adjunto adnominal, pois, se a palavra transitiva for um substantivo, temos que ter mais atenção, assim: se o termo ligado ao substantivo por preposição pratica ação expressa por ele, trata-se de adjunto adnominal; mas, se o termo ligado ao substantivo por preposição recebe a ação expressa por ele, trata-se de complemento nominal.
2ª atividade , artigo enciclopédico e artigo de divulgação científica : por Débora Z.

* Artigo enciclopédico são textos espositivos, ou seja, textos que têm por objetivo expor e explicar um assunto ao leitor,para isso, certos textos expositivos fazem uma comparaçao entre dois ou mais elementos em relaçao a alguns itens. Dizemos que os textos expositivos com esse tipo de comparação possuem estrutura de matriz.Em geral as enciclopédias destinam-se a um publico amplo e leigo( ou seja, não especializado nos assuntos sobre os quais busca informações).Por isso, a linguagem dos artigos devem ser simples, traduzindo para o leitor os conhecimentos cientificos e técnicos dos especialistas.Uma das formas de tornar a linguagem simples é empregando vocabulário conhecido, sem termos técnicos, acrescentando explicações entre parênteses para os termos menos usuais e formulando orações na ordem direta.

* O artigo de divulgação científica tem como objetivo apresentar assuntos relacionados a algumas áreas de conhecimento- como História, Química, Astrnomia, etc-a leitores não especialistas nessas áreas.Quando são publicados em revistas , em geral apresentam linguagem acessível e alguns recursos próprios dos textos jornalísticos, como dirigir-se diretamente ao leitor e transcrever o depoimento de especialistas.

* Agora vou dizer a semelhança entre os dois : os dois tipos de artigo são expositivos,podem ser organizados em estrutura de matriz e apresenta liguagem acessível ao leitor leigo.

* Diferenças: o artigo enciclopédico costuma ter linguagem simples, para facilitar o entendimento do publico leigo, num texto geralmente breve, claro e objetivo, constituído de orações na ordem direta e verbos no presente do indicativo e o objetivo já dito é explicar um assunto ao leitor.Já o artigo de divulgação científica tem o objetivo( também já dito) de apresentar assuntos relacionados á alguma área de conhecimento , quando é publicado em uma revista, apresenta recursos como dirigir-se diretamente ao leitor e transcrever o depoimento de especialistas( que também já foi dito, e esse depoimento geralmente vem em "vocabulário difícil")

Beem pró, espero que goste, beijo grande ;* Débora Z.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Oi ,
Aqui é Mayara. vou falar sobre o meu fds:
Sexta: aconteceu como um dia normal,acordei e fui para a escola, como toda sexta.. não estava muito a fim de assistir aula.
Sábado: acordei beem tarde, almoçei e fiquei assistindo TV depois, entrei no notebook e fiqueii conversando com minhas amigas.. De noite fiqueii assistindo maiis um pouco de TV (novelas que eu amo de paixão ;D). E fuii dormir.
Domingo: acordeii tarde tbm, almoçeii e fiqueii assistindo TV, depois eu fui assistir filme (chato D+), depoiis entreii no notbook (de novo como sempre ;D)e fiqueii até anoitecer conversando com minhas amigas ( que eu amo de paiixão tbm)

Oi, quem tá falando aqui é Débora.
Vou começar pelo meu fds...
Sexta: acordei cedo e fui pro colégio... depois cheguei e tomei banho e fui assistir TV, depois fui fazer o dever . De noite foi a festa de aniversario de minha tia e fui comemorar.
Sábado: Acordei tarde, fiquei assistindo TV a manhã todiinha, depois fui almoçar e só me diverti á noite .
No domingo: euacordei tarde como sempre e fui jogar( Guerra de bola com água) , depois almocei e fiquei sem fazer nada de novo, depois fui dormir.

sábado, 15 de maio de 2010

Idolo de hoje : HARRY POTTER *-*




Para quem já se sentia órfão de Harry, Rony e Hermione devido ao desfecho cada vez mais próximo da história, aqui vai uma boa notícia: o último livro dará origem a dois, e não a apenas um filme!

O próximo e último livro da série "Harry Potter" a ser adaptado para o cinema, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", será dividido em dois filmes. A primeira parte será lançada nos Estados Unidos em novembro de 2010 e a segunda em julho de 2011.

Os filmes serão gravados ao mesmo tempo, como se fossem um só. Ambos serão dirigidos por David Yates, que já cuidou de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Harry Potter e a Ordem da Fênix". O trio de protagonistas Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint está confirmadíssimo.

É claro que muita gente criticou a divisão, dizendo que isso era apenas uma forma da Warner Bros faturar ainda mais dinheiro com filmes que têm um público fiel. O produtor defende a divisão e explica que “ao contrário dos filmes anteriores, onde você poderia tirar certas coisas, como Hermione e o F.A.L.E., ou o quadribol de Rony, nesse você não pode. Há tanta coisa para resolver que você não pode tirar da mesma maneira”.

Em entrevista ao site americano Collider, Daniel Radcliffe disse estar bastante ansioso para fazer a cena em que Harry enfrenta Voldemort: "Espero que possa fazer justiça à ela. Também o capitulo do King’s Cross – e obviamente, estou falando sem nenhum conhecimento do que vai ser cortado – a cena no capítulo do King’s Cross com Dumbledore, depois de Harry ser morto”.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

oi? UAHSUHSAUHSU

tá gente, aqui é sophia. meu fds, só tá começando, mais já tá sendo uma merda.
não tô afim de contar nada da minha vida aqui, entao só vou mostrar uma foto.. tchau! ¬¬



terça-feira, 11 de maio de 2010

1ª Atividade , Diario itimo

êeea povo , aqui é Bia ,

vamos começar pelo meu fds,
Sexta :

Acordei , escola chegando lá ja tava na quinta serie e o polemico do Alves , descontrolado, eu tambem nao estava nada avontade na sala ovo , (como eu chamo ela ), é nao adiantou nada , estamos lá até hoje .

Sabado :

acordei meio dia , almoçei , tomei banho e fui pra catequese , chegeei 18:00, pc ate ahora de dormir ;]


Domingo:
Acordei , fui pra casa de de minha tia comemorar o dia das mãaes , almoçei e fiquei lá ate uma 16:00, chegei em casa , pc até a hora do panico *-* ,

êe fds parado , MAIS ÉE ISSO AI ;]

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Garotas (:


aai gente, uma parte das mininas da sala , em breve a sala toda ;]
Vejam e comentem please!! :]

segunda-feira, 3 de maio de 2010

vá em freente :*


Aqui no ponto ideal, vocês vão achar informações, atividades em classe, textos produzidos pelo grupo , além de novidades sobre a setimá serie e seus projetos diciplinares ;) Ana bia ;]

ESPERO QUE CURTÃAO MUITO (:

cariosameente : Ana beatriz , Débora z. , sophia M. , Mayara D. , Fernando M.

BEEEIJOS :****